quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

PROMESSAS 2009


Carminho, Lisboa
Carminho é o nome desta jovem fadista lisboeta, que cresceu no Algarve. Carminho pode vir a ser também o nome do futuro do fado. Disputada por várias editoras, encontra-se a gravar o seu álbum de estreia no segredo dos deuses.

O seu talento não engana e impressionou as almas que a puderam ver numa casa de Alfama. Mesmo ainda sem álbum, o seu currículo começa já a assustar: participou no filme de Carlos Saura, Fados, já passou pela Casa da Música (Porto) e foi uma das convidadas do espectáculo comemorativo dos 45 anos de carreira de Carlos do Carmo, no Pavilhão Atlântico. Mas para já, o burburinho de Carminho cinge-se mais ao fenómeno do passe-a-palavra.

Canta a melancolia mas não é melancólica; tem garras de triunfadora e um perfume do fado que exige o imediato silêncio e o posterior espanto.
Nascida num meio familiar amante do fado, especialmente a mãe, Carmo Rebelo de Andrade, de seu nome verdadeiro, foi crescendo com a música popularizada por Amália Rodrigues. Mas foi numa viagem de voluntariado de 11 meses que teve a intuição de que o fado viria a ser a sua vida.

Carminho tem todas as cartas do seu lado: juventude (23 anos de idade), talento a rodos, a confiança dos seus parceiros e um ano como 2009 que pode vir a ser grande para esta cantora.

Artigo publicado no Cotonete, no especial Mapa Astral de 2009.
4ª promessa de 5.

Sem comentários: