quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

JOÃO AGUARDELA

O frenesim da semana não me tinha dado sequer breves segundos para escrever sobre o choque que constituiu para mim a morte tão prematura deste músico (1969-2009). Agora que os tenho, vou aproveitar para recordar alguns aspectos que me marcaram enquanto mero ouvinte que nunca chegou a conhecê-lo pessoalmente.

Recordo uma actuação musical desenfreada dos Sitiados num programa televisivo (já não sei qual) para interpretar o tema da moda, “Vida de Marinheiro”, com uma genuinidade que comoveu todos os presentes (além de mim, comum telespectador).

Guardo como a maior surpresa que dele tive o seu projecto Megafone, pelo seu à-vontade em investir a electrónica adentro da música tradicional portuguesa com resultados tão inovadores e abertos.

E de uma forma geral, Aguardela deixa-me a impressão de ser alguém que amava profundamente a música portuguesa – em todas as fases (Sitiados, Megafone, Linha da Frente ou A Naifa) provou isso.

Obrigado, João.

[Sitiados – “Vamos ao Circo”]

Sem comentários: