segunda-feira, 11 de maio de 2009

OS 100 MELHORES ÁLBUNS DOS ANOS 90

Em notas meramente pessoais e em mini-sinopses.

100º Stereolab - Emperor Tomato Ketchup (Duophonic, 1996)
Sempre imaginei uma menina de tranças a saltar que nem uma tonta, no seu quarto, ao som de uma canção como "Emperor Tomato Ketchup", com o seu equipamento indie completo da Adidas, do casaquinho aos ténis – e o que não daria um bom anúncio para a marca das três riscas?, punha-me eu então a pensar.
Quem é que podia fazer na altura viagens espaciais de recortes tão desmesuradamente poppy, com moogs foliões à solta, mensagens esquerdistas por cima de títulos tão artisticamente técnicos e ainda com um delicioso sotaque afrancesado no comando de um coro de sereias feminino tão docilmente corporativista?... Os Stereolab caíam de lado nenhum, sobretudo em Emperor Tomato Ketchup.
3 músicas a ouvir: “Emperor Tomato Ketchup”, “Les Hyper-Sound” e “Motoroller Scalatron”.


99º Man or Astro-Man? – Experiment Zero (Touch and Go, 1996)
Filhos da ostentação espacial dos Devo, netos da coreografia surf-music de Dick Dale, sobrinhos da loucura psycho-billy dos Cramps, as suas naves fizeram maior estrondo aquando de Experiment Zero.
E não me venham com histórias, aquela locomoção tão frenética e maquinal daquelas quatro figuras de BD em palco não era nenhuma magia inter-galáctica, nem nenhum efeito especial devedor de algum filme sci-fi de série B, aquilo vinha do poder do rock & roll.
3 músicas a ouvir: “Anoxia”, “Evil Plans of Planet Spectra” e “9 Volt”.

PS – Lista pessoal elaborada em Abril e Maio de 2009.

2 comentários:

Anónimo disse...

Vou estar atento à "maratona"...
Um abraço

Quim Mané

Gonçalo Palma disse...

Acho que vais gostar.

Abraço grande!