segunda-feira, 4 de maio de 2009

OUTRAS EXCITAÇÕES

Outras excitações, muitas, acumularam-se ao longo de semanas. Seguem apenas algumas, dispostas por ordem decrescente de apreciação...
Leonard Cohen, Live in London (Columbia, 2009)
Leonard Cohen não é só a estrela que merece imediata veneração. É também o velhinho timoneiro bonacheirão que democratiza atenções para com os seus nove companheiros de palco. É o cavalheiro que nunca se sente demasiado repetitivo quando louva pela enésima vez cada músico seu e imaginamo-lo a fazê-lo entendendo o seu chapéu na direcção do elogiado (assim o lembramos). E que por isso nunca nos cansa.

"Live in London" é dos raros discos que pode ter 26 músicas e mais de duas horas sem ser fastidioso.

Pode ler aqui artigo desenvolvido no Cotonete.
Grand Duchy, Petit Fours (Cooking Vinyl, 2009)
Comprar um disco de Black Francis (ou de Frank Black) da sua vida pós-Pixies tornou-se num acto imprevisível, de sorte, como se fosse um jogo de bingo. Tanto pode sair um disco genial, interessante, mediano ou um simples desastre - Black fez de tudo isso. Tanto pode ser uma obra de punk-rock, de country, de rock FM ou de soul à Phil Spector - Black também fez de tudo isso.

O que Black ainda não tinha feito era ligar o som dos Pixies com o da vanguarda urbano-depressiva britânica (que vai de Durutti Column a Psychedelic Furs) que criou culto na primeira metade dos anos 80. A novidade, o sumário em 37 minutos do que foi em toda a sua extensão essa década, está inscrita no álbum de estreia do seu novo projecto, Grand Duchy, que o liga à sua esposa Violet Clarke.
Pode ler aqui artigo desenvolvido no site Cotonete.
Neil Young, Fork in the Road (Reprise, 2009)
O rock de "Fork in the Road" é turbulento, desafiador, aventureiro. Tocado em modo ziguezagueante e repetitivo, ignorando parâmetros, quaisquer que eles sejam. Por vezes, é uma jam. Ou um cruzamento entre rock, country e blues, mas numa circulação em rotunda multiplicada por várias voltas. Noutras ocasiões, é uma rispidez punk à velocidade de um carro de corrida americano. Tudo com um estilo antigo.

A agigantar a espirirualidade da armada eléctrica estão os inimitáveis coros que nas músicas de Neil Young parecem polifonias, preciosamente cristalinos, que buscam os agudos da criança que há em cada músico. Como momentos insólitos de relaxamento à austeridade rockeira, figuram apenas 'Off the Road', perfumada pela melancolia de uma condução solitária noite dentro, e a desacelaradíssima 'Light a Candle'.

"Fork in the Road" pode ser uma obra um bocadinho menor do artista. Mas tem sabedoria e liberdade. E tem-no de forma eloquente.

Pode ler aqui artigo desenvolvido no site de música Cotonete.

Sem comentários: