quarta-feira, 25 de março de 2009

EXCITAÇÃO DA SEMANA: PHOSPHORESCENT, «SONGS TO WILLIE»


O movimento de embelezamento do country, na sua forma alternativa, continua por parte de uma vaga nascida na década de 70, a que pertence também Phosphorescent, o projecto individual de Matthew Houck.
Songs to Willie é uma declaração deliciosa de amor de Houck à música de Willie Nelson, com 11 versões de canções popularizadas por este mestre. Mas a delicadeza da obra que merece esta honraria está aos modos desse génio dos nossos tempos chamado Will Oldham (ou, se preferirem, Bonnie Prince Billy). Um portento. (Dead Oceans, 2009)
PS - Quando me preparava para escrever esta excitação, descobri um dado inevitável dos tempos que correm: sim, Matthew Houck, nascido em Athens (a cidade de Georgia de onde vêm os R.E.M. e os B-52’s) também vive em Brooklyn (Nova Iorque), cada vez mais a Greenwich Village do século XXI. Não creio em bruxas, mas lá que elas existem, existem.

2 comentários:

Anónimo disse...

Brooklyn é uma verdadeira "sementeira"...e como já falámos algumas vezes, contra factos não há argumentos..U.S.A 20 - ENGLAND 0 !!!! Um abraço, Quim Mané

Gonçalo Palma disse...

Nem mais, caro Quim. Isto tem sido cada goleada.
Acorda, pop-rock inglês!