terça-feira, 10 de março de 2009

BRASIL FATAL: RENATO RUSSO (1960-1996)


A INFLUÊNCIA

Renato Russo é, indiscutivelmente, um dos maiores ícones da história do rock brasileiro. Liderou carismaticamente os Legião Urbana (entre 1982 e 1996), que se tornaram uma das grandes bandas da sua geração, a par dos Titãs, dos Paralamas do Sucesso e dos Barão Vermelho.

Os Legião Urbana, sediados na capital Brasília, expunham um som enigmático e mais anglófilo, muito marcado pelo cinzentismo das bandas de Manchester, como os Joy Division e os Smiths. Mas o selo do grupo era brasileiro, graças ao enquadramento da mensagem politico-social corrosiva de Renato Russo, que não poupava os tabus do seu país.

Russo era inigualável e único em palco, com danças bizarras, ondulação dos braços frequente e uma atitude espontânea e impulsiva. Apesar da timidez, tinha uma empatia com o público arrebatadora e genuína.
A sua aparição pública coincide com o nascimento da democracia no Brasil - 1985 -, e o primeiro álbum, de título homónimo, tem logo grande impacto, sobretudo junto da crítica e dos músicos. Foram o direito ao contraditório que a ditadura militar anterior precisava de ouvir antes, e, através das letras geniais de Renato Russo, foram porta-vozes contra a corrupção que o público aclamou. A adesão popular à banda foi transitando de fenómeno de culto a ídolos de massas, ou para aquilo que se convencionou como Religião Urbana (termo que Russo reprovava).

Todos os álbuns seguintes foram êxitos de vendas. “Dois” (de 1986) levantou muito a fasquia, mas “As Quatro Estações” (de 1989) foi o álbum que mais vendeu e expôs o grupo à rádio. A discografia dos anos 90 é ainda mais melancólica, e para os fãs mais acérrimos, “V” (de 1991) é defendido como a obra-prima do grupo.
Houve outros dados importantes. Alguns concertos em Brasília são marcados pela violência, com alguns motins de alguma gravidade. Uma jovem chega a morrer num desses distúrbios, num concerto em 1986, tocado para 50 mil pessoas - a tragédia revoltou profundamente Renato Russo.

A bissexualidade do cantor foi assumida publicamente desde 1988. E algumas canções, como ‘Meninos e Meninas’, deixam isso bem explícito.

O reportório de Renato Russo está espalhado por sete álbuns de originais dos Legião Urbana, que lhes garantiram mais de vinte milhões cópias vendidas em todo o Brasil, e por vários álbuns a solo. O número de hinos que qualquer brasileiro com menos de 50 anos reconhece, é impressionante: ‘Faroeste Caboclo’, ‘Eduardo e Mônica’, ‘Perfeição’, ‘Índios’, e ‘Será’, entre muitos, muitos outros.

A MORTE

Em 1989, Renato Russo aceita internar-se para recuperar o seu problema de alcoolismo. E é nessa estada de hospital que recebe a notícia terrível de que é seropositivo.

Tal facto, além do seu grave problema de toxicodependência, contribui para uma década de 90 com novas composições mais pessimistas e sombrias. Seguem-se depressões e tendências para o suicídio.

Os últimos três anos de vida de Renato Russo são marcados por uma produção estonteante, dividida entra a carreira a solo e a Legião Urbana: uma vontade nova de querer viver o máximo possível.

"A Tempestade ou O Livro dos Dias", dos Legião Urbana, é gravado no primeiro semestre de 1996 com a disposição de um álbum de despedida. Renato Russo faz as gravações num só take, numa fase já muito anti-social e amargurada. Em Julho, o pai, Renato Manfredini, funcionário do Banco do Brasil, muda-se para o apartamento do filho, no bairro de Ipanema (Rio de Janeiro), para acompanhar o debilitado estado de saúde de Russo.

Os músicos dos Legião Urbana, sem saberem muito bem o que se estava a passar, vão perguntando por Renato, obtendo respostas confusas. O guitarrista Dado Villa-Lobos e outro amigo comum decidem então ir a casa do cantor. E vêem que ele não está nada bem.

Renato Russo morre no dia 11 de Outubro de 1996, 21 dias depois da publicação do álbum dos Legião Urbana, "A Tempestade". Os músicos restantes do grupo, Dado e o baterista Marcelo Bonfá, anunciam à imprensa o fim do grupo. No ano seguinte, aproveitando as sobras da grande quantidade de músicas que Renato Russo compôs nos últimos anos, é editado o álbum póstumo dos Legião Urbana, ‘Uma Outra Estação’. Renato Russo tinha 36 anos de idade.

Texto que integra o especial Brasil Fatal, publicado no Cotonete.

Sem comentários: