terça-feira, 19 de janeiro de 2010

EXCITAÇÃO DA SEMANA: LAURA VEIRS, «JULY FLAME»


A benção de Laura Veirs tem sido a sua belíssima voz. A raridade da virtude vocal não tem sempre que ver com a sua amplitude (de soprano, meio-soprano, contralto, o que seja). E a preciosidade da voz de Veirs é a sua doçura.

Na nova colheita, Laura Veirs não só mantém os seus grandes talentos, como os aprimora. "July Flame" recebeu as influências da mudança de Laura Veirs de Seattle para Portland. Há uma maior presença de elementos da natureza nas letras meigas e sensíveis de Laura Veirs. O próprio título é uma designação de um tipo de pêssego que embeveceu a cantora num ida ao mercado. E a dedicação de Laura Veirs à composição das canções de "July Flame" (de 80 canções novas, a artista elegeu 13 para o disco) implicou meses a fio de cortinas fechadas na sala da sua casa, o que mereceu a desconfiança da nova vizinhança, em Portland.

A meninice que resistiu no intelecto (muito) adulto de Veirs está integralmente na sua música. De forma esmagadora. E também neste seu sétimo álbum, "July Flame". O dedilhar da guitarra acústica e do banjo são leves, cada apontamento ao piano e nos sintetizadores é telegráfico, o violoncelo evita ser invasivo e os corinhos têm uma simplicidade minimal. É tudo muito puro e poético.

É difícil dizer que "July Flame" é o melhor disco da cantora norte-americana (talvez seja, mas há discos rivais a ter em conta como "Carbon Glacier", de 2004). Mas é fácil afirmar que este é um dos primeiros grandes álbuns de 2010. Irresistível. (Bella Union, 2010)



Pode ler artigo desenvolvido no Cotonete.

4 comentários:

charles disse...

ainda não ouvi "july flame". mas laura veirs é incrível, sonoridade ímpar. "trubled by the fire" é meu álbum favorito dela.

lia disse...

Olá Gonçalo : ) É mesmo bonito este disco, um dos meus predilectos deste ano. Beijinhos!

Gonçalo Palma disse...

A Laurinha é a maior!
Beijinhos

Arlequina disse...

Pensei que só eu gostasse dela no Brasil! É tão bom conhecer mais gente que gosta dela! Ela realmente é íncrivel, tem uma voz perfeita e é a minha cantora favorita!
Laura Veirs FOREVER!