
Michael Jackson & Jackson 5 - The Motown Years
A propósito do 50º aniversário de Michael Jackson ocorrido recentemente, a Universal socorreu-se do magnífico catálogo da Motown para compilar os heroísmos do rei da pop naquela histórica editora, tanto pelos Jackson 5 como a solo, para o álbum triplo The Motown Years.
Por motivos legais, esta retrospectiva concentra-se apenas nos anos do "esplendor na relva" de Michael Jackson, da sua fase de príncipe encantado da pop, antes de atingir o ponto de rebuçado de "Off the Wall" (1979) e de "Thriller" (1982) que lhe permitiu a subida ao trono como rei do género.

É essa limitação que dá uma coerência extraordinária a esta compilação, a mesma que caracterizou a Motown. "The Motown Years" tem o charme doce dos anos 70, de um viveiro de ideias que abençoou a cultura negra, de que o menino prodígio Michael Jackson fez parte e em grande.
Na plenitude precoce de um talento nato, Michael Jackson não se poderia ficar pelos fenómenos teen-pop de 'ABC' e 'I Want You Back' que deram um sucesso instantâneo aos Jackson 5, quando a tenra idade da estrela não lhe permitia mais que uma voz aflautada. Através dos dois primeiros CDs de "The Motown Years" dedicados aos Jackson 5, e do último baseado na carreira a solo, percebemos que houve muito mais de Michael Jackson na Motown.

Esteve sempre à vista o fetiche de Michael Jackson pelo sabor doce da soul polifónica das Supremes, a que aludem êxitos dos Jackson 5 como 'Maybe Tomorrow', 'All I Do Is Think of You', 'Corner of the Sky' e, a solo, 'Got to Be There' e 'We're Almost There'.

"The Motown Years" trilha todos esses passos elegantes de príncipe, recuperando, inclusivamente, momentos mais singulares como 'Rockin' Robin' que é, aos seus modos, a sua brincadeira de criança ao rock & roll, ou temas multi-usos como 'Dancing Machine' que cobrem simultaneamente a soul, o funk e a disco, e que anunciam que estava ali algo mais que um discípulo de James Brown e do som da Motown. Em preparados de 'Billie Jean' e de 'Beat It', o voo para um estatuto maior, que faria dele um interessantíssimo rival de Prince, estava já a ser ensaiado.

Texto publicado no site Cotonete.
Sem comentários:
Enviar um comentário