quarta-feira, 15 de julho de 2009

OS 100 MELHORES ÁLBUNS DOS ANOS 90

Em notas meramente pessoais e em mini-sinopses.
92º U2 – Zooropa (1993)
A última obra de outro mundo dos U2. Brian Eno tem a palavra nas manobras pop do satélite Zooropa, que detectam no éter uma interpretação assombrosa de Johnny Cash, em “Wanderer”.

3 músicas a ouvir: “Numb”, “Wanderer”, “Dirty Day”.

91º Pavement – Wowee Zowee (Big Cat, 1995)
O maior mosaico inter-estilos da discografia do grupo: punk sujo, country-rock, melodias pop, tudo. Aqueles acordes de guitarra que abrem “Grounded” pedem eternidade.

3 músicas a ouvir: “Grounded”, “Grave Architecture”, “AT & T”.

PS – Lista pessoal elaborada em Abril e Maio de 2009.

2 comentários:

Quim Mané disse...

Ainda bem que falaste sobre o Zooropa, porque curiosamente é um album que quase ninguém se lembra, e nas apreciações aos U2, raramente vejo qualquer tipo de referência a este album, e tens razão, é a ultima obra genial. Lembro-me é muito bem do Bono a falar da realização deste video (Numb), que é verdadeiramente hilariante, e só mesmo uma personagem como The Edge, para conseguir fazer aquele papel, porque os outros...tiveram de repetir os takes imensas vezes..fantástico. Um abraço, Quim Mané

Gonçalo Palma disse...

Essa dos takes, não sabia.
Lembro-me da estreia mundial do vídeo (era o primeiro "cheiro" em público do álbum) na MTV, a uma hora próxima do jantar. Aquilo foi uma surpresa muito grande, tanto pela característica da música como vídeo gozão, mesmo que já se soubesse que era uma música vocalizada (não-cantada) do The Edge.
Era uma altura em que os U2 ainda nos surpreendiam.

Abraço grande!