quinta-feira, 31 de julho de 2008

PARA QUANDO EM DVD?


U2 – Live at Red Rocks – Under a Red Blood Sky
Ao que parece, a edição em DVD não tarda. Acontecerá na Europa a 18 de Agosto, em versão deluxe, para comemorar um bocadinho depois da hora o 25º aniversário sobre o mágico concerto no fantástico anfiteatro (deve ser...) de Red Rocks, ocorrido em Junho de 1983.

Quando lemos relatos de memórias de pessoas que choraram a ver o concerto dos U2 em Vilar de Mouros, em 1982, teremos toda a legitimidade para achar tal comportamento lamecha se não virmos o VHS deste concerto em Denver, efectuado no ano de edição de War. Em anos conotados com um certo nihilismo dentro da secção musical mais arrojada, aquela actuação era um outro ar: uma injecção de optimismo de quem fazia de cada actuação a noite mais importante da sua vida.

“Se os Sex Pistols mandavam foder toda a gente, os Joy Division diziam porque estavam fodidos”. Mas se os Joy Division diziam que estavam fodidos, os U2 diziam que já não queriam estar mais fodidos. E faziam por isso, como em Red Rocks, num clima de pré-motim e com uma garra que os próprios não conseguiriam igualar nas fases seguintes.
Já era tempo de Live at Red Rocks deixar de ser uma peça de antologia dos tempos do videotape. Ainda bem.

Sem comentários: