domingo, 19 de outubro de 2008
EXCITAÇÃO HISTÓRICA
Michael Jackson & Jackson 5 - The Motown Years
A propósito do 50º aniversário de Michael Jackson ocorrido recentemente, a Universal socorreu-se do magnífico catálogo da Motown para compilar os heroísmos do rei da pop naquela histórica editora, tanto pelos Jackson 5 como a solo, para o álbum triplo The Motown Years.
Por motivos legais, esta retrospectiva concentra-se apenas nos anos do "esplendor na relva" de Michael Jackson, da sua fase de príncipe encantado da pop, antes de atingir o ponto de rebuçado de "Off the Wall" (1979) e de "Thriller" (1982) que lhe permitiu a subida ao trono como rei do género.
É essa limitação que dá uma coerência extraordinária a esta compilação, a mesma que caracterizou a Motown. "The Motown Years" tem o charme doce dos anos 70, de um viveiro de ideias que abençoou a cultura negra, de que o menino prodígio Michael Jackson fez parte e em grande.
Na plenitude precoce de um talento nato, Michael Jackson não se poderia ficar pelos fenómenos teen-pop de 'ABC' e 'I Want You Back' que deram um sucesso instantâneo aos Jackson 5, quando a tenra idade da estrela não lhe permitia mais que uma voz aflautada. Através dos dois primeiros CDs de "The Motown Years" dedicados aos Jackson 5, e do último baseado na carreira a solo, percebemos que houve muito mais de Michael Jackson na Motown.
As suas virtudes tinham ao seu alcance as baladas soul segundo o espírito de Marvin Gaye (como 'Never Can Say Goodbye' e 'I Am Love', dos Jackson 5), a sintonia com os tempos das bolas de espelho da era disco (a ouvir 'Forever Came Today' e 'Life of the Party') ou provas físicas de forma desse desporto que é o funk, domesticado pelo trato pop mais meigo de Michael Jackson (conforme 'Whatever You Got I Want' e 'Get It Together' comprovam).
Esteve sempre à vista o fetiche de Michael Jackson pelo sabor doce da soul polifónica das Supremes, a que aludem êxitos dos Jackson 5 como 'Maybe Tomorrow', 'All I Do Is Think of You', 'Corner of the Sky' e, a solo, 'Got to Be There' e 'We're Almost There'.
Mas à medida que a sua auto-confiança começava a acompanhar em proporção o seu talento musical, Michael Jackson sentiu necessidade de se inclinar mais perigosamente para a pop, junto à xaropada, mas com um risco calculado de cima daquele brilho óbvio de composições como 'I'll Be There' e 'Lookin' Through the Windows' nos Jackson 5, e a solo 'One Day in Your Life', 'Ben' e 'Farewell My Summer Love', que têm quase tudo daquele romantismo puro de lar doce lar que faz parar os simpatizantes dos Carpenters.
"The Motown Years" trilha todos esses passos elegantes de príncipe, recuperando, inclusivamente, momentos mais singulares como 'Rockin' Robin' que é, aos seus modos, a sua brincadeira de criança ao rock & roll, ou temas multi-usos como 'Dancing Machine' que cobrem simultaneamente a soul, o funk e a disco, e que anunciam que estava ali algo mais que um discípulo de James Brown e do som da Motown. Em preparados de 'Billie Jean' e de 'Beat It', o voo para um estatuto maior, que faria dele um interessantíssimo rival de Prince, estava já a ser ensaiado.
O período pós-Thriller pode dar origem a matéria de justa contestação, mas não pode queimar as memórias mais antigas do passado de Michael Jackson. E nisso esta compilação faz muito bem o seu trabalho.
Texto publicado no site Cotonete.
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